quinta-feira, novembro 10

Ficha de Trabalho

1. Em que consiste a tabela ASCII.
ASCII é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.


2. No endereço http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp é possível fazer uso da ferramenta “Código ASCII”. Escreve o teu nome e indica o que aconteceu, apresentando o respetivo resultado.


3. No site http://www.network-science.de/ascii/ utilize a ferramenta “ASCII Generation”. Escreve o teu nome e apresente o resultado, indicando a fonte que utilizaste.

Fonte: mini



3. No site http://www.network-science.de/ascii/ utilize a ferramenta “ASCII Generation”. Escreve o teu nome e apresente o resultado, indicando a fonte que utilizaste.



Fontes Tipográficas

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho.

Famílias Tipográficas

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros.

Fontes com/sem Serifa

A classificação dos tipos em serifa e não serifa é considerado hoje em dia como o principal sistema de diferenciação de letras.

Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.

Fontes com e sem serifa



Tipos de Fontes

Existem dois tipos de fontes tipográficas: Bitmapped e Escaladas.

Os tipos de fontes Bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade, são concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas.

Tipo de fonte bitmapped



Quanto aos tipos de fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser representadas para qualquer tamanho se forem requisitadas, contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspecto sólido de formas contínuas e podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas.


Times New Roman

"Times New Roman" é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo (em parte devido ao fato de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto). Seu nome faz referência ao jornal (Times) e ao fato de ser uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman).

Fonte: Times New Roman

Arial

Arial é uma Família tipográfica sem-serifa. Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular. A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De facto, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica).

 
Fonte: Arial



quinta-feira, novembro 3

Multimédia (continuação)

Sistemas de Multimédia Linear

É um sistema passivo com um nível de transferência onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entertenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.

Sistemas de Multimédia Não-Linear

É um sistema com um nível de tranferência de informação mais elevado. O utilizador pode participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdo.
A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola. Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.