segunda-feira, janeiro 23

Correção de pormenores da face num retrato

Antes:


Depois:


Ficha 14

Antes:





Depois:



Procedimento:

Em primeiro lugar abri todas as imagens que eu queria trabalhar, eliminei os respetivos fundos utilizando a "Magic Eraser Tool" e redimensionei-as para os tamanhos respetivos através do menu "Image" e "Image Size".
De seguida arrastei as imagens com a ferramenta "Move Tool" e posicionei as corretamente.
Por fim com a ferramenta "Horizontal Type Tool" escrevi os textos e no menu "Edit" e "Transform" rodei a data.
No final de tudo gravei a imagem no formato nativo para se for preciso alterar a imagem e gravei também no formato JPEG para Web.

Ficha 13

Antes:



Depois:

quarta-feira, janeiro 11

Pixel



Pixel ou Píxel (sendo o plural píxeis) (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante.

Origem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel

segunda-feira, janeiro 9

Photoshop

A partir de agora vamos trabalhar com o editor de imagens, Photoshop.

O Photoshop foi criado em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos.

O Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo bitmap (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.



quinta-feira, janeiro 5

Formatos de ficheiros de imagem

Imagens bitmap e imagens vetoriais

Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixels. Já a arte vetorial é diferente do procedimente da criação em pixels individuais, onde são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos, onde o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap, e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.

Imagem vetorial e iamgem bitmap ampliada


Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap

BMP (Bitmap): é o formato de imagem de bitmap padrão do Windows em computadores compatíveis com esse sistema operacional e com o DOS. No entanto, ele não aceita CMYK e o seu suporte a cores é limitado a 1, 4, 8 ou 24 bits. Não é indicado para documentos impressos comercialmente ou on-line e não é aceito por alguns navegadores da Web. Os gráficos BMP podem produzir uma qualidade aceitável quando impressos em impressoras de baixa resolução ou não-PostScript.

GIF (Graphics Interchange Format): pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos", é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.

Animação no formato GIF


JPEG (Joint Photographic Experts Groups): é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão com pouco perceptível perda na qualidade da imagem.

PDF (Portable Document Format): é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

PNG (Portable Network Graphics): é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.

TIFF (Tagged Image File Format): é um formato de arquivo bitmap para imagens digitais criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, que agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.

Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial

SVG (Scalable Vector Graphics): pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.

PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript): desenvolvido pela Adobe, o PostScript é uma linguagem de descrição de páginas. Ao invés de definir pixéis, o PostScript é composto por um conjunto de comandos que são interpretados por um dispositivo de saída (impressoras, por exemplo). Ele pode ser usado para armazenar gráficos, imagens bitmaps ou ambos.

WMF (Windows Meta File): é um formato de arquivo gráfico do Sistema Microsoft Windows, originalmente implementado nos anos 90. Estes arquivos são portáveis entre as aplicações e essencialmente possuem em seu conteúdo a característica gráfica vetorial, que ao ser visualizado mantém as características originais de imagem mesmo quando de sua ampliação.

quarta-feira, janeiro 4

2º Periodo

Olá minha gente, estou de volta para iniciar o 2º periodo.
Aproveito para desejar um bom ano.