quinta-feira, maio 10

Ficha de trabalho nº1

1. Define o conceito de Programação e Linguagens de Programação.
R) Linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.


2. As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
a) Estabelece a diferença entre linguagens de baixo nível e alto nível

R) Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
Linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly (não Assembler) que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.

b) Faz uma pesquisa acerca das seguintes linguagens:

- Linguagens-máquina

- Linguagens Assembly

- Linguagens de alto nível

R) Linguagens-máquina: Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registrador principal da CPU. Esse código é chamado de código binário. São formados por 0 e 1.
Linguagens Assembly: Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores.


3. As primeiras linguagens de programação de alto nível começaram a surgir passados poucos anos após o aparecimento dos primeiros computadores. Faz uma pesquisa acerca da evolução das diferentes gerações de linguagens de programação de alto nível.

R) A evolução das linguagens de programação pode ser dividida em 5 etapas ou gerações.
-Primeira geração: Linguagem máquina.
-Segunda geração: Criaram-se as primeiras linguagens assembler.
-Terceira geração: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C, Pascal, Cobol…
-Quarta geração: São linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes…
-Quinta geração: Aqui se encontram as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LISP


4. Estabelece a diferença entre algoritmo e programa.

R) Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato, dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único, da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.



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